A Austrália é um dos países produtores de vinhos mais importantes do Novo Mundo. O vinho australiano ganhou o mundo com seus variados estilos e alta qualidade há mais de 50 anos. Na Inglaterra, onde os apreciadores de vinhos são exigentes, o consumo de vinho australiano é bastante consolidado.
O país tem produtores em larga escala, que elaboram vinhos mais para o dia a dia, mas também há rótulos nobres e de excelência, para aquelas ocasiões mais especiais. Quanto às uvas, a Austrália cultiva castas de todos os tipos, cerca de 100 variedades em 65 regiões vinícolas, divididas em sete zonas vitivinícolas. Entre todas, a que mais se destaca é a Shiraz, a mesma uva Syrah, de origem francesa.
As principais são Victoria, South Australia, New South Wales e Western Australia. Victoria é uma das mais conhecidas, com seu relevo, solo e clima bem variado e, consequentemente, vinhos de todos os tipos. Os Shiraz e brancos de Roussane, Marsanne e Viognier são os mais buscados. South Australia é berço dos rótulos australianos mais icônicos. Por lá, muitas uvas se destacam, sobretudo Shiraz, Grenache e Cabernet Sauvignon.
New South Wales é a região onde fica Sydney. Shiraz, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e outras uvas mais exóticas, como a Palomino, Mataró e Verdejo, são as mais plantadas. Western Australia é uma ampla região com climas extremos, do calor excessivo e seco ao clima mediterrâneo. Shiraz, Cabernet Sauvignon, Malbec, Riesling e Chardonnay são as uvas emblemáticas de lá.