O vinho é uma bebida incrivelmente deliciosa e isso a gente já sabe, mas você conhece todo o processo que envolve a sua elaboração? Resultado da fermentação alcoólica de uvas, feita por leveduras, microrganismos do gênero Saccharomyces, o vinho passa por várias etapas até se tornar a bebida primorosa que é.
Etapas na produção do vinho
Colheita
A primeira etapa da elaboração do vinho é a colheita das uvas, que pode ser manual ou mecânica, dependendo da proposta da vinícola e do enólogo.
Separação
Depois da colheita, muitos produtores fazem uma triagem dos cachos de uvas, selecionando os melhores frutos para uma maior qualidade do produto final.
Desengace e esmagamento
Aí é hora do processo chamado desengace que consiste na separação dos bagos das uvas dos cabinhos (engaços) e das folhas. As uvas, então, são esmagadas e se transformam no mosto.
Maceração
Apenas para vinhos tintos e às vezes rosés.Trata-se do contato do líquido com as cascas das uvas, que conferem a cor e os taninos ao vinho. Vinhos brancos não passam por esse processo.
Fermentação alcoólica
Agora é a vez da fermentação acontecer. Geralmente, ela é feita em tanques de aço inoxidável com controle de temperatura, porém, também pode ocorrer em tanques de concreto ou diretamente em barricas de carvalho. As leveduras consomem o açúcar do mosto, liberando álcool, gás carbônico e calor.
Fermentação malolática
Essa etapa é uma decisão do enólogo e consiste na transformação do ácido málico em ácido lático, por bactérias láticas. Ela é feita para diminuir a acidez do vinho, aumentando o equilíbrio da bebida. Feita, geralmente, em vinhos tintos.
Clarificação
Depois do vinho pronto, ocorre a clarificação a fim de retirar impurezas e sedimentos que possam ter restado da fermentação.
Estabilização
A estabilização consiste no resfriamento do vinho em até -4°C por dez dias para purificá-lo ainda mais, eliminando possíveis sedimentos que não foram retirados na clarificação.
Amadurecimento
Dependendo do estilo do vinho, ele passará por amadurecimento. Pode ser em tanques de aço inoxidável, concreto, barricas de carvalha e na própria garrafa. Essa é uma decisão do enólogo, assim como o tempo que ele ficará ali. Essa etapa traz mais complexidade de aromas e sabores à bebida.
Assemblage
O assemblage (ou blend ou corte) é a mistura de duas ou mais uvas em um só vinho. Essa etapa pode acontecer depois da fermentação alcoólica ou após o amadurecimento.
Filtração
Antes de ser engarrafado, caso ele não esteja amadurecendo na própria garrafa, o vinho pode passar pelo processo de filtração, para eliminação de possíveis compostos sólidos, se essa for a escolha do produtor.
Engarrafamento
Por fim, o vinho é engarrafado para ser comercializado e consumido.