Mancha de vinho é algo que você, como apreciador da bebida, provavelmente já teve que lidar. Com sua coloração forte e bastante pigmentada, o vinho tinto quando derramado pode manchar roupas, toalhas de mesa, sofás, tapetes, carpetes e por aí vai. E agora? O que fazer?
Mesmo que você seja uma pessoa acostumada a servir o vinho, é comum que algumas gotas escorram pela garrafa e acabem fazendo sujeira. Usar um corta-gotas é uma boa solução. Se, ainda assim, a bebida manchar o tecido, é importante saber como retirar a mancha. Olha só!
Se a mancha estiver fresca, o processo de limpeza costuma ser mais eficaz. Você pode escolher qualquer um dos seguintes métodos:
Vinagre branco com água morna
Um agente poderoso de limpeza, o vinagre branco misturado com água morna pode ajudar você retirar a mancha de vinho. Coloque três partes de água para uma parte de vinagre em cima da mancha por cerca de 20 minutos ou até que absorva bastante. Aí é só lavar a peça normalmente.
Água quente e sabão neutro
Se o vinho acabou de ser derramado e o tecido está molhado ainda, esse método funciona bem. Seque o excesso com guardanapo ou papel-toalha e depois lave a peça com água quente e sabão neutro em abundância até que a mancha saia.
Leite
Para manchas pequenas, o leite pode ser uma boa solução. Despeje o líquido sobre a mancha e deixe agir até que absorva. Em seguida, lave o tecido com água e sabão normalmente.
Sal e limão
Muita gente opta por esse método para eliminar a mancha de vinho. Jogue uma grande quantidade de sal e limão espremido sobre a mancha e vá trocando a mistura até total absorção. Depois, é hora de lavar o tecido com água e são e abundância.
Agora, se a mancha for mais antiga e estiver seca, você terá que lançar mão de alvejantes para retirar o vinho das tramas do tecidos. Como se trata de um produto mais agressivo que pode danificar a roupa, é interessante escolher uma opção sem cloro.