A região de Rueda, na Espanha, se destaca por seus vinhos brancos elaborados com a uva Verdejo. Cheios de elegância e com um frescor especial, eles conquistam o paladar de quem os prova. Ainda que os brancos reinem em Rueda, a denominação de origem libera também a produção de rosés e tintos.
As brancas autorizadas são a estrela local Verdejo, além de Viura, Sauvignon Blanc, Palomino e recentemente a Chardonnay e a Viognier. As variedades tintas que os produtores podem usar na elaboração de seus vinhos, se querem ostentar o nome da região, são Garnacha, Tempranillo, Merlot e Cabernet Sauvignon. A classificação dos exemplares é feita de acordo com as especificações da D.O. Rueda. Há regras do cultivo, passando pela vinificação, amadurecimento até a venda.
Os vinhos brancos se dividem em três classificações: Rueda, Rueda Espumoso e Rueda Dorado. Já os rosés são classificados em Rosado e Rosado Espumoso. Os tintos podem ser Tinto Joven, Tinto Crianza, Tinto Reserva e Tinto Gran Reserva. Nos últimos anos, mais três classificações surgiram para designar os rótulos mais sofisticados: Gran Vino de Rueda, Rueda Palido e Vino de Pueblo.
Rueda está localizada em Castilla y León, no noroeste espanhol. O território engloba várias regiões produtoras de vinhos prestigiosas do país, como Toro, Bierzo, Cigales e Ribera del Duero. Portanto, muitos dos grandes rótulos espanhóis são elaborados por lá, de todos os tipos.