A uva Nero d'Avola é uma variedade italiana de grande destaque mundial. Ela é originária do país da bota, mas não se sabe exatamente de qual região, embora ela reine absoluta na Sicilia. Ela também é conhecida como Calabrese e, por isso, alguns estudiosos creem que ela veio da Calábria. Porém, Avola é uma cidade siciliana e outros especialistas acreditam que ela seja de fato nativa da ilha.
A Nero d'Avola é uma uva tinta versátil que gera vinhos varietais e assemblages. Além dos tintos, ela também dá origem a rosés encantadores. Além de muito cultivada na Itália, essa casta se dá bem em outros terroirs, como nos Estados Unidos, África do Sul, Turquia e Austrália.
Essa variedade prefere climas mais quentes e secos. Como muitas uvas tipicamente italianas, ela tem acidez marcante, complexidade aromática e é rica em taninos. Seus vinhos são de estilos variados, desde os leves e descomplicados aos mais sofisticados. Os de safra recente têm aromas de frutas vermelhas, ameixa, ervas e especiarias, lembrando Syrahs do Novo Mundo. Os exemplares mais maduros costumam envelhecer vários meses em barricas de carvalho e adquirem aromas de café e chocolate.
Por seu uma uva com alta acidez, a Nero d'Avola origina vinhos ótimos para serem harmonizados. Os pratos são tão diversificados quanto os estilos de exemplares. As combinações certeiras são carne de caça, carne ensopada, rabada, receitas com cogumelos, peixes gordurosos e hambúrguer com bacon.