Vinho e comida têm tudo a ver. Já falamos sobre a harmonização com vinho tinto, inclusive. Se tem um tipo de vinho que fica ainda mais delicioso quando harmonizado com comida, esse vinho é o branco. Por sua acidez mais pronunciada, por seu frescor e leveza, ele traz uma harmonia única ao nosso paladar.
É claro que a combinação perfeita é você quem deve descobrir. Não existem regras imutáveis no quesito harmonização. Embora haja combinações que já se sabe que funcionam, você pode — e deve — encontrar suas harmonizações ideais, de acordo com seu gosto.
Na hora de harmonizar um prato com vinho, seja ele do tipo que for, é preciso levar em consideração o peso da bebida em boca, o corpo do vinho. Geralmente, os rótulos mais leves combinam melhor com receitas simples e com poucos ingredientes, enquanto as mais complexas, com muitas nuances, ficam mais harmônicas com vinhos de igual potência.
Outro fator importante a ser considerado é a temperatura ideal de serviço. Os vinhos brancos devem ser consumidos mais resfriados, de 6º a 12º C, para atingirem seu máximo potencial.
Peixes e frutos do mar são uma combinação clássica com os brancos. Mas não é qualquer vinho branco que vai harmonizar com eles. Depende da receita, do peixe ou fruto do mar utilizado. Lembre-se de pensar na estrutura do prato para escolher o vinho. Saladas e petiscos também são excelentes companhias.
No caso de massas e risotos, os brancos leves e jovens caem bem se o molho for à base de legumes, enquanto os mais encorpados combinam com molhos com frutos do mar. Carnes brancas, frango ou peru, por exemplo, combinam com brancos mais encorpados, como um Chardonnay.