O kit de vinhos é aquele que vem com um monte de acessórios, muitos com formato esquisito, que a gente fica se perguntando para que serve e acaba deixando de lado. Presente frequente na lista de casamentos, o kit é útil, sim, se você souber usar cada ferramenta, é claro. Descubra para que servem os acessórios de vinho mais comuns e aproveite seu kit de verdade.
Saca-rolhas
O saca-rolhas é o acessório que todo enófilo tem que ter. Se fosse escolher apenas um que não pode faltar, sem dúvida é ele. Nos kits, pode vir o saca-rolhas comum, aquele em formato de T, o de um estágio ou o de dois estágios. Esse último é o mais indicado pelos profissionais. Ele vem com uma lâmina para cortar as cápsulas. Há também saca-rolhas mais sofisticados, como o elétrico, o lever e o de ar comprimido, que são mais caros. O saca-rolhas de abas (os "bracinhos") também é bastante popular. O saca-rolhas de lâmina é mais delicado e ideal para vinhos de guarda, por tirar as rolhas sem abrir buraco.
Corta-gotas
A garrafa de vinho pode não ser tão amigável na hora do serviço porque as gotas da bebida podem escorrer facilmente, manchando taças, toalhas de mesa e sujando a própria garrafa. O corta-gotas foi criado justamente para ajudar a servir o vinho, sem derramar nem uma gota. No kit, ele é geralmente de aço inoxidável, mas existem modelos de plástico.
Anel salva-gotas
Como o nome já diz, o anel salva-gotas também é usado para evitar que o vinho derrame na garrafa ou em outro lugar. Você consegue identificá-lo no kit como uma peça redonda de aço inoxidável com o interior revestido de feltro. Depois de servir a bebida, você pode colocá-lo encaixado no gargalo da garrafa. Aí o anel absorve as gotas que ficam por ali.
Tampa para garrafa de vinho
A tampa para garrafa é outro acessório muito comum no kit de vinhos. Ela é normalmente feita de aço inoxidável, como os demais objetos, mas tem formatos bastante variados. Pode ser uma peça em formato cônico, com uma bola no topo e uma parte de borracha no centro. Ela veda completamente a garrafa, evitando o contato com o ar e preservando o líquido por mais tempo. É perfeita para guardar o resto de vinho que sobrou por uns dias.
Termômetro
Os kits mais básicos geralmente não têm termômetro, mas os mais elaborados costumam trazer esse acessório. O termômetro de vinho pode ser aquele tradicional, que deve ser inserido no líquido ou o modelo de braçadeira, que abraça a garrafa e mede a temperatura. Embora não seja imprescindível, esse acessório é muito útil porque o vinho é uma bebida que deve ser servida na temperatura adequada para proporcionar uma boa experiência. Então vale a pena apostar no item e saber as temperaturas ideais para cada tipo de vinho.