Lambrusco é um tipo de vinho muito apreciado por enófilos mundo afora, sobretudo os iniciantes. Elaborados na Itália, na região de Emilia-Romagna, o lambrusco é um frisante, tendo borbulhas — tecnicamente chamadas de perlage — advindas do gás carbônico, ainda que em menor quantidade que o espumante.
Além de nomear um estilo característico de frisante, lambrusco também é uma família de uvas com diversas variedades, cerca de 13, e também o nome das Denominações de Origem onde são produzidos.
Com seu perfil leve, fresco, saboroso, fácil de beber e festivo, os lambruscos costumam fazer muito sucesso em celebrações de todos os tipos, desde pequenas reunião entre amigos até grandes festas de casamento.
Os lambruscos que mais encontramos no mercado — e que de fato ganharam o paladar dos apreciadores de vinhos dos quatro cantos do mundo — são os mais adocicados. Contudo, o mais tradicional, consumido na Itália, é o seco tinto, com aromas de frutas vermelhas e acidez perceptível. Quanto à classificação de açúcar, o lambrusco podem ser Secco, Semisecco, Amabile ou Doce, da menor para a maior quantidade.
Existem lambruscos tintos, rosés e brancos, os dois últimos mais para exportação. Os lambruscos são vinhos descomplicados, perfeitos para o dia a dia, e fáceis de harmonizar com comida. Eles vão bem com tudo e até para serem consumidos sozinhos, lendo um bom livro.