A Merlot é uma uva francesa, nascida em Bordeaux, e difundida nos mais diversos países produtores de vinhos. Ela é fruto do cruzamento entre a Cabernet Franc e uma outra variedade menos conhecida, a Magdeleine Noire des Charentes.
O nome Merlot é uma referência ao pássaro Merle, conhecido como Melro-preto, devido aos cachos maduros da uva serem semelhantes à penugem da ave, que frequenta bastante os vinhedos bordaleses de Merlot.
Aliás, a Merlot é a uva mais plantada dessa célebre região francesa, compondo vinhos de altíssimo nível. Foi no século 18 que a casta conquistou sua fama, dando o que falar por seus vinhos macios e elegantes, produzidos na Margem Direita do rio Gironde. Dali a Merlot ganhou o mundo. Por ser uma uva de fácil adaptação, se espalhou por diversos terroirs, embora atinja seu potencial máximo em lugares frios e úmidos.
Geralmente, os exemplares de Merlot são frutados, com sabores ricos, textura suave, acidez média e taninos macios. Os aromas são de framboesa, frutas cristalizadas, cereja negra, cedro e chocolate.
Em climas de baixas temperaturas, aparecem ameixas e groselhas, enquanto em climas quentes, as frutas negras em compota tenham destaque. Os vinhos de Merlot combinam muito com carnes de média untuosidade, como a maminha, e deliciosas massas com molhos à base de embutidos, queijos ou cogumelos.