O resveratrol, polifenol presente em sementes e cascas das uvas, é um dos principais responsáveis pelos benefícios. As uvas tintas possuem muito mais resveratrol e, por isso, os vinhos tintos estão mais associados à boa manutenção da saúde. Porém, os brancos e os rosés são riquíssimos em antioxidantes, que também são benéficos.
Principais benefícios do vinho para a saúde
Prevenção de doenças cardíacas
A ciência comprovou que o consumo moderado de vinho (até duas taças por dia) reduz o risco de problemas cardiovasculares em até 20%, prevenindo entupimento de vasos e infartos.
Menor risco de diabetes
Os polifenóis do vinho têm um ótimo efeito no controle do açúcar no sangue e na liberação correta da insulina. Essa ação está relacionada ao menor risco de diabetes e também tem relação direta com a saúde cardíaca.
Prevenção de Alzheimer
O consumo regular de vinho tinto previne a deterioração da memória e alterações cerebrais causada pela doença de Alzheimer. De forma geral, a bebida estimula as funções do cérebro e cognitivas. Pesquisas concluíram que quem bebe vinho moderadamente tem risco 23% menor de ter demência.
Retarda o crescimento de células tumorais
Várias pesquisas foram feitas relacionando o consumo de vinho com a prevenção de cânceres. O resveratrol parece conter o crescimentos de diversos tipos de células cancerosas.