A Pinot Noir é uma uva tinta conhecida por gerar vinhos delicados e elegantes. Ela é originária da Borgonha, na França, cujos vinhos de Pinot Noir são famosos no mundo todo. E não é para menos: sendo uma uva de cultivo difícil, é preciso ter muita expertise para manejá-la, além de solo e clima adequados às suas fragilidades. Em terras borgonhesas, com clima frio e solo calcário, ela atinge seu máximo potencial.
Apesar de sua vulnerabilidade, outros países produtores tiveram sucesso no cultivo da Pinot Noir, com destaque para a Nova Zelândia, os Estados Unidos, a África do Sul e o Chile.
Muito comum em tintos varietais, a Pinot Noir também é usada na elaboração de vinhos brancos, quando é vinificada sem contato com as cascas. Aliás, ela é uma das uvas clássicas do blend do champagne, com a Chardonnay e a Pinot Meunier.
Quanto às suas características, os exemplares feitos com Pinot Noir podem variar em estilo. Os de safra mais recente apresentam aromas de frutas vermelhas, flores, toque herbáceo e de especiarias. Os vinhos mais maduros trazem frutas em compota ou geleia, nuance de couro e cogumelos.
Além do envelhecimento do vinho, o terroir faz toda a diferença na bebida. O Pinot Noir clássico da Borgonha tem corpo de leve a mediano, é macio, tem acidez agradável e taninos sutis. Climas mais frios garantem rótulos Pinot Noir com mais frescor, vindo da acidez, e mais aromáticos, enquanto climas mais quentes proporcionam mais frutas amadurecidas.
Por sua leveza, a harmonização com Pinot Noir deve ser cuidadosa para que o prato não se sobreponha ao vinho. Ele vai muito bem com carnes vermelhas macias, magras, aves assadas e risotos vegetarianos.
11 comentários
Lenijino Awetamupi mlw.dluk.cavista.com.br.xww.yb http://slkjfdf.net/
http://slkjfdf.net/ – Diowedo Eimuzok qni.mceu.cavista.com.br.huk.tv http://slkjfdf.net/
http://slkjfdf.net/ – Amenun Ewitix upm.dmej.cavista.com.br.dtc.yj http://slkjfdf.net/