Ribera del Duero é uma das regiões produtoras de vinho mais famosas da Espanha, quiçá do mundo. Em 2013, ela foi considerada a melhor região vitivinícola do planeta, pela revista Wine Enthusiast.
Lá é o berço de um dos mais caros e importantes vinhos da Espanha, o Vega Sicilia. A região está localizada próxima de Madrid, a cerca de 160 quilômetros ao norte da capital espanhola, no território de Castilla y León.
O nome Ribera del Duero é uma referência ao rio Duero, que nasce na Espanha e percorre a região do Douro em Portugal. Com altas altitudes, a região tem invernos muito rigorosos e verões extremamente quentes, sendo contemplada com uma amplitude térmica bem alta. Isso favorece o cultivo das videiras e o amadurecimento ideal das uvas, sobretudo a Tempranillo, que se destaca por lá.
A Denominação de Origem foi demarcada em 1982, mas a história vitivinícola local é muito mais antiga, datando até dois mil anos atrás. Ela só permite a elaboração de tintos e rosés. Dentro de Ribera del Duero, há uma área chamada de Golden Mile, onde estão concentradas as mais célebres vinícolas e o terroir é considerado superior. O enoturismo é muito forte na região, tendo rotas de vinho, programas de degustações, festas e eventos relacionados à bebida. Inclusive, há vinícolas que hospedam turistas.