A Sangiovese é uma uva tinta italiana protagonista de muitos vinhos clássicos do país da bota. Ela é casta mais cultivada da Itália, sobretudo na Toscana, onde dá origem aos célebres Brunello di Montalcino, Nobile di Montepulciano e Chianti. Aliás, embora os Supertoscanos utilizem uvas internacionais a Sangiovese também brilha neles.
Fruto do cruzamento entre as uvas italianas Calabrese Montenuovo e Ciliegiolo, a Sangiovese é uma uva de cultivo antigo, provavelmente desde o Império Romano. Ela é cultivada em toda a Itália, mas não é comum encontrá-la fora do país.
Os vinhos de Sangiovese possuem estilos diversos. Eles refletem bem o terroir de origem. Os Chiantis, por exemplo, são mais leves, macios e frutados, enquanto os Brunellos são potentes, complexos e amadurecidos. De forma geral, os aromas da Sangiovese são de frutas vermelhas, ameixas, especiarias e notas de ervas.
O paladar costuma acompanhar os aromas, havendo também uma agradável acidez. Isso faz com que os seus rótulos, como muitos outros italianos, fiquem ainda mais saborosos quando harmonizados. Principalmente, se os pratos forem os tradicionais italianos. Aposte em massas com molhos de tomate, carnes vermelhas e pizza com queijo e tomate.