A uva Gewürztraminer é de difícil pronúncia (se fala "gevustramíner"), mas de muitos aromas e sabores. Essa casta branca é provavelmente originária da Alemanha, como o nome indica, e significa "uva apimentada do Tramin". Tramin é uma região do norte da Itália que fala alemão. Alguns especialistas creem que a origem dela é italiana e não alemã, devido ao nome.
Embora seja uma uva de polpa branca, a casca da Gewürztraminer é rosada. Ela é uma das variedades mais aromáticas que existem, com perfumes bem característicos. Rosas, lichia, damasco, abacaxi, canela, gengibre e pimenta são os aromas mais comuns dessa uva. Quanto às características, essa casta tem casca grossa, mas é de cultivo delicado. Ela é vulnerável e tem amadurecimento precoce, se dando melhor em climas mais frios.
Entretanto, a Gewürztraminer é plantada com sucesso nos quatro cantos do planeta. Ela é muito cultivada na Alsácia, França, além da Itália, Alemanha, no Velho Mundo, e Estados Unidos, Brasil, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Chile, no Novo Mundo.
Os vinhos mais célebres elaborados com essa variedade são os brancos doces, sobretudo os late harvest da Alsásia. São bebidas encantadoras, encorpadas e perfumadas. Vinhos secos de Gewürztraminer também são facilmente encontrados. Eles são bastante aromáticos, frescos e intensos, ótimos para dias quentes.
Para harmonizar com os vinhos secos, as melhores escolhas são comidas apimentadas e condimentadas, como a culinária indiana. Os exemplares doces ficam ainda mais maravilhosos quando apreciados com sobremesas à base de frutas tropicais, como uma mousse de maracujá.