Vinho tinto para o verão? É claro que sim! A estação mais quente do ano não é feita apenas para apreciarmos brancos, rosés e espumantes. Embora sejam mais refrescantes e devam ser consumidos a temperaturas mais baixas, esses tipos de bebidas não precisam ser exclusividade dos meses mais quentes. Vinhos tintos também têm sua vez. O importante é saber escolher.
Os tintos adequados para o verão são os mais leves que podem ser consumidos mais resfriados. Os rótulos jovens, de safras recentes, costumam ser uma boa escolha. As uvas também devem ser um ponto de atenção.
As variedades menos estruturadas, como Gamay, Pinot Noir, Cabernet Franc, Bonarda, Barbera e Merlot do Novo Mundo são escolhas certeiras. Opte pelos vinhos que tenham pouca madeira ou que não envelheçam em carvalho, com taninos sutis e acidez perceptível, que eleva o frescor. O teor alcoólico deve ser até 13%. Valpolicellas e Bardolinos, ambos exemplares italianos, também possuem leveza compatível com o verão.
A temperatura de serviço é um fator importante para que a experiência com o vinho seja boa. Quanto mais leve o tinto, mais resfriado ele pode ser servido, sendo 16ºC a 14ºC temperaturas ideais. Se estiver muito gelado, o tinto perde seus aromas e sabores. Caso esteja muito quente, ressalta o álcool, causando uma sensação desagradável.